Visit

domingo, 15 de abril de 2012

Logos

O Logos (em grego λόγος, palavra), no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada—o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heraclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.
Na teologia cristã o conceito filosófico do Logos viria a ser adaptado no Evangelho de João, o evangelista se refere a Jesus Cristo como o Logos, isto é, a Palavra: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era Deus" João 1:1 (εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος)
(Há traduções do Evangelho em que Logos é o "Verbo").
Antes do surgimento da filosofia (por volta do séc. VI a.C.), Logos significava palavra. Porém, a partir de filósofos como Heraclito de Éfeso, veio a ter o conceito de razão.
A doutrina do Logos como Hipóstase ou Pessoa Divina encontra sua primeira formulação no judeu Fílon de Alexandria (nasceu entre 15 e 10 a.C.), assim Filon diz:
"A sombra de Deus é o Seu Logos; servindo-Se Dele como instrumento, Deus criou o mundo. Essa Sombra é quase a imagem derivada e o modelo das outras coisas. Pois assim como Deus é o modelo dessa Sua Imagem ou Sombra, que é o Logos, o Logos é o modelo das outras coisas".
Entretanto de certa forma a noção de Logos na relação de perfeita paridade entre o Logos-Filho e o Pai não foi uma unanimidade: o presbítero Orígenes sustenta que o Logos-Filho é gerado na eternidade pelo Pai e não criado no tempo como todas as outras coisas, da mesma substância do Pai, mas possivelmente influenciado pelo pensamento médio-platônico/neoplatônico admite certa subordinação do Filho ao Pai.
Mesmo no I Concílio de Nicéia cerca de 3 a 5 Bispos de um total de 250 a 320 Bispos vão discordar da perfeita paridade entre o Logos-Filho e o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário