Visit

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Época Socrática ou Antropológica

Época socrática, a hora em que a Atenas estava em seu auge cultural e artistico, época na qual viveu Sócrates.
Por volta so século V a.C. começa uma nova era para a filosofia, que foi mudada para sempre por causa de um homen. Esse período também pode ser chamado de período classico da filosofia.
Essa época começa com a atuação dos sofistas que se preocupavam com a linguagem e a erudição em vez de querer explicar o mundo como na época pré-socratica. Para eles era importante convencer os interlocutores usando a linguagem, com isso poderiam convencer a todos de que uma mentira é uma verdade, ou ao contrário (desde que eles tenham lucro com isso).
 A política e os conflitos de opiniões nas cidades favoreciam esses "professores" amblunates que cobravam para dar aulas, eles diziam que nao há uma verdade única.
Muitos historiadores e até mesmo filósofos os vem com maus olhos, também por causa dos escritos de platão que os considerava não filósofos, mas manipuladores e aproveitadores, que se aproveitam até mesmo do própio egoísmo. Essa visão dos sofistas foi revista por que alguns manuais os dizem não aproveitadores, e que usam a filosofia de forma pragmática. Porém, se os manuais foram escritos por um sofista, que controla a verdade, por que não saber se ele manipulou a verdade para te contar uma mentira como leitor? é dificil saber se um mentirosos diz a verdade; Não concordas que se aproveitar da lábia é uma forma de mentir? Um perfeito exemplo disso é a história de um homen, que vivia num vilarejo de subsitência perto da floresta foi encarregado de cuidar das ovelhas a noite para que os lobos não as devorassem. Caso os lobos  aparecessem de noite, o homen teria que assoviar para que os outros que estavam descansando em seus lares venham defender as ovelhas. Então para brincar o homen assovia; Correndo vem todos os homens do vilarejo com facas, bastões e garfos de palha, todos se aborrecem quando viram não havia nada. Nas proximas duas noites o homen repete o memso feito. Na quarta noite, o o homen ve que as ovelhas se agitam a correm deseperadamente enquanto um bando de lobos os caçava. Rapidamente, o homen levanta e assovia, mas ninguém aparecia, logo ele assovia denovo, mas ninguem aparecia. De manhã, todas as ovelhas estavam mortas, e o homen foi banido do vilarejo.
  Mas na verdade, acreditar se os sofistas eram aproveitadores mentirosos ou não depende da opinião de cada um. Na minha opinião, existem vários tipos de sofistas, afinal, todos dizem coisas.
Mas o fato dessa época é que os filósofos, os sofistas e muitos pós-socráticos se viraram para resolver o problema do homen, que na verdade não foi resolvido até hoje e nunca vai ser resolvido, pois cada homen é um mundo, cada homen tem infinitos problemas.
Com os sofistas demonstrando que não se preocupam com a verdade e sim com o argumento (assim como um pintor famoso (do qual não lembro o nome) que se preocupa com o método e não a rte final) levou Platão a escrever que sócrates dizia "Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei". Por isso os sofistas eram considerados fraudes, por que vendem seus conhecimentos, por isso se você vende algo que você sabe, você diz que sabe, então você diz que sabe, mas na verdade  não sabe, e leva a pessoa que pagou pelo seus saber acreditar que sabe mas que na verdade também não acaba sabedo nada. Isso forma uma corrente.
Essa variante época recebe a denominação de antropológica pois não só a filosofia como também a arte e outras coias em relação ao homen ganharam espaço, ai começa o saber do homen, em grande parte por aristoteles e seus dicípulos de sua academia chamada liceu dominou a sistematização de vários saberes.
os três principais filósofos dessa época foram Sócrates, seu dicipulo Platão e o dicipulo de Platão que é Aristoteles. Também foram os filósofos mais conhecidos de todos os tempos.
Sócrates ensinava nas praças, usando a ironia e o famosos diálogo socrático para fazer o "parto" do auto-conhecimento das pessoas mostrando a elas que não sabem nada usando contra-argumentos que fazem elas se contradizer a admitir que não sabem nada. Platão abriu uma academia na qual ele discutia com seus dicipulos, lendo os diálogos nos quais conversava com sócrates, passando adiante a teoria do mundo das ideias e a da Reminiscência da alma. Aristóteles, também fundou uma escola mas não lecionava numa sala, e sim andando pelos corredores e o jardim da academia, conversando com seus dicipulos, daí vem o nome paripatética (andar ao redor).
Os aprendizados desses três grandes filósofos permance até hoje. Depois da morte dos três, a filsofia caiu em um declinio pois não havia mais ninguém que teria uma grande idéia para ser discutida de tão vastos que foram sócrates, platão e aristóteles.
 
 Sócrates                            Platão
   
  Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário