Visit

sábado, 14 de abril de 2012

Anaximandro de Mileto

Anaximandro [611 a.C. − a 545 a.C.]. Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do Gnômon [relógio solar] e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude [é considerado o precursor da astronomia grega].
 
Nascido na cidade de Mileto [ Do grego Μίλητος - Antiga cidade da Ásia menor, no sul da Jônia, situada junto à foz do rio Meandro ] pouco depois de Tales de Mileto, como ele matemático, astrônomo e filósofo, procurou aprofundar a idéia de Tales, de quem era discípulo. Anaximandro questionava-se a respeito da questão de unidade do princípio. Mas dá a esta questão uma resposta surpreendente, muito mais satisfatória do que a do seu mestre: O princípio de todas as coisas, o elemento primordial, não pode ser uma coisa determinada como água, a terra, o fogo ou o ar, porque o que se quer explicar é justamente a origem destas coisas determinadas. O princípio primeiro deve ser alguma coisa indeterminada, indefinida [Ápeiron].
 
O ápeiron de Anaximandro é imperecível, incorruptível. Não pode ter princípio, dado que não tem fim. Contém em si mesmo os contrários [como o calor e o frio, o seco e o úmido], de forma que, quando se manifestam não fazem senão separar-se.
 Segundo ele, os corpos apareciam e desapareciam como bolhas nesse material primordial e que nos materiais formados no ápeiron havia uma concentração de materiais pesados no centro,provocada por movimento rotacional e, assim, nas extremidades formavam-se os planetas. Também dizia que ao se formarem, as coisas tinham qualidades contrárias umas das outras:  úmido e seco, quente e frio e assim por diante. Anaximandro também contribuiu com a Geometria e a Astronomia.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário