AnaxÃmenes de Mileto (Grego: ΆναξιμÎνης; 588-524 a.C.) foi um filósofo pré-socrático do PerÃodo Arcaico, activo na segunda metade do século VI a.C.. Foi um dos três filósofos da escola milésia, é identificado como estudante de Anaximandro. AnaxÃmenes, tal como outros na sua escola de pensamento, praticou o materialismo monista. Esta tendência para identificar uma especÃfica realidade composta de um elemento material constitui o âmago das contribuições que deu fama a AnaxÃmenes.
Escreveu a obra “Sobre a natureza”, em prosa. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a luz da Lua é proveniente do Sol.
Arché
Enquanto que os seus predecessores, Tales de Mileto e Anaximandro, propuseram que o arché, a substância primária, era a água e o áperion, respectivamente, AnaxÃmenes afirmava ser o ar a sua substância primária, a partir da qual todas as outras coisas eram feitas. Enquanto a escolha de ar possa parecer arbitrária, ele baseou as suas conclusões em fenómenos observáveis na natureza, como a rarefacção e a condensação. Quando o ar condensa, torna-se visÃvel, como o nevoeiro e depois a chuva e outras formas de precipitação, e enquanto o ar arrefece, AnaxÃmenes supunha que se formaria terra e posteriormente pedra. Em contraste, a água evapora em ar, que posteriormente por ignição produz chamas quando mais rarefeito. Enquanto outros filósofos também reconheciam tais transições em estados da matéria, AnaxÃmenes foi o primeiro a associar os pares de qualidades quente/seco e frio/molhado com a densidade de um único material e a adicionar uma dimensão quantitativa ao sistema monista milésio.
SimplÃcio em seu livro FÃsica nos conta: “AnaxÃmenes de Mileto, filho de EurÃstrates, companheiro de Anaximandro, afirma também que uma só é a natureza subjacente, e diz, como aquele, que é ilimitada, não porém indefinida, como aquele (diz), mas definida, dizendo que ela é Ar. Diferencia-se nas substâncias, por rarefação e condensação. Rarefazendo-se, torna-se fogo; condensando-se, vento, depois, nuvem, e ainda mais, água, depois terra, depois pedras, e as demais coisas provêm destas. Também ele faz eterno o movimento pelo qual se dá a transformação.”
Csomologia
Tendo concluÃdo que tudo no mundo é composto de ar, AnaxÃmenes usou depois a sua teoria para desenvolver um esquema que explicasse as origens de natureza da terra e dos corpos celestes ao seu redor.
O ar ---- para criar o disco plano da terra, que dizia ser da forma de uma mesa e que se comportava como uma folha a flutuar no ar. Mantendo a visão aceite de que os corpos celestes eram como bolas de fogo no céu, AnaxÃmenes propôs que a terra libertasse uma exalação de ar rarefeito (pneuma) que se transformava em fogo, formando no final as estrelas. O sol não seria composto de ar rarefeito, mas sim de terra, assim como a lua. O seu aspecto em ignição não vem da sua composição mas sim do seu movimento rápido. A lua é também considerada como sendo plana, flutuando em fluxos de ar, e quando se oculta abaixo do horizonte não passa por debaixo da terra mas é obscurecida por partes mais elevadas da terra enquanto faz o seu circuito e se torna mais distante. O movimento do sol e dos outros corpos celestiais à volta da terra é similar, diz AnaxÃmenes, ao modo como um chapéu pode ser rodado na cabeça de uma pessoa.
Fenómenos
AnaxÃmenes usou as suas observações e o raciocÃnio para providenciar as causas de outros fenómenos naturais. Terremotos, dizia, eram o resultado da falta de Humidade, que causa que a terra sofra fracturas de tão seca que está, ou por excesso de humidade, que também causa fractura pelo excesso de água. Em ambos os casos, a terra torna-se fraca pelas fracturas e os montes colapsam, causando terremotos. Os relâmpagos são causados por uma separação violenta, desta vez de nuvens pelo vento, causando uma iluminação brilhante semelhante a fogo. O arco-Ãris, é formado quando ar densamente comprimido é tocado pelos raios do sol. Estes exemplos mostram como AnaxÃmenes, como os outros milésios, procuravam uma visão mais completa da natureza, procurando unificar causas para diversos eventos que ocorressem, em vez de tratar cada um por si ou atribuindo as causas a deuses ou a uma natureza personificada.
Obras
AnaxÃmenes escreveu a obra de nome Peri Physeos (Sobre a Natureza), obra que hoje em dia se encontra perdida. Mas temos referência a ela a partir de Diógenes, que disse dele que escrevia em dialecto jónico e num estilo conciso.
Segundo menciona PlÃnio, o velho na sua obraHistoria Natural (Livro II, CapÃtulo LXXVI), AnaxÃmenes foi o primeiro a analisar geometricamente aspectos das sombras para medir as partes e divisões do dia, e desenhou um relógio de sol que denominava Sciothericon. Literalmente: Umbrarum hanc rationem et quam vocant gnomonicen invenit Anaximenes Milesius, Anaximandri, de quo diximius, discipulus, primusque horologium, quod appellant, Lacedaemone ostendit.
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